Ergonomia
ERGONOMIA EM ODONTOLOGIA
Ergonomia em Odontologia
INTRODUÇÃO
Desde o despontar da História - aliviar o fardo dos esforços diários; Projetos de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência do trabalho.
Ergonomia em Odontologia
DEFINIÇÃO
Ergonomia (ergon - trabalho; nomos - regras) ciência que estuda as leis naturais do trabalho (sist.H-M-A) Homem-aplicação dos conhecimentos - (psicol,anat, fisio,antropom,toxicol,biomec). Máquina-desenho industrial, eng.mec, elet, inform, e gerência industrial. Ambiente-iluminação,temperatura,ruídos e cores. Reduzir as doenças do sistema ósteo-muscular e as psicológicas.
Ergonomia em Odontologia
PRINCÍPIOS GERAIS
Manter as articulações numa posição neutra e o esforço próximo ao corpo; Evitar a flexão da coluna vertebral para frente; Evitar a a torção do tronco e a pressão nos discos intervertebrais da coluna; Alternar posturas e movimentos; Limitar a duração de qualquer esforço muscular contínuo; Prevenir a exaustão muscular; Executar paradas curtas mais freqüentes.
Ergonomia em Odontologia
PRINCÍPIOS GERAIS
Melhorar o processo de trabalho, eliminando passos, esforço e tarefas desnecessárias. Reduzir o potencial de danos por esforço excessivo. Minimizar fadiga física e mental. Melhor aproveitamento do conhecimento e habilidades dos trabalhadores e organização do trabalho, aumentando a satisfação, conforto e rendimento.
Ergonomia em Odontologia
HISTÓRICO
Origem na 2ª Guerra Mundial - conceber a operação de complexos equipamentos militares Indústria A ergonomia na odontologia (1943) - CD+ACD=33/50% e CD+2 ACDs=75% John Anderson (1944) - Criação da cadeira relax para a posição supina (poltrona do B-29) Elbert Thompson - mocho rodante (posture-confort-stoll) e o sugador de alta potência (washed-field-technique) Necessidade de aumentar a produtividade