Sec. xix
Assim, para vencer à concorrência e conquistar o mercado, as grandes empresas investiram muito na investigação originando os progressos cumulativos (progressos resultantes da ciência com a técnica).
No sector da siderúrgica desenvolveram-se as máquinas, carris, locomotivas e conversores capazes de transformar ferro em aço contribuindo assim para a industria pesada (industrias químicas incluídas) e para a produção de bens de consumo. A industria tintureira também evoluiu muito com os materiais corantes.
Nas ultimas décadas do século desenvolveram o petróleo e a electricidade, podendo assim usar electricidade na iluminação, em carros eléctricos (metropolitano por exemplo).
Tudo isto originou uma necessidade de transporte de matérias-primas e produtos acabados. Assim, criaram a máquina a vapor (comboios, navios, balões). Criaram também os automóveis (em 1880).
2. Devido à maior concorrência, os empresários viam-se obrigados a produzir com mais qualidade e de forma mais barata para que o seu produto fosse o mais querido, assim rentabilizaram todos os seus recursos materiais e humanos.
Com isto, criaou-se o método “TAYLORISMO” , publicado por F. W. Taylor onde se expunha com precisão o método para o melhoramento do rendimento da fabrica. O objectivo deste metodo era dividir ao maximo o trabalho. Isto é. O trabalho era selecionado em pequenas fases em que cada operário executava apenas uma tarefa, no minimo de tempo possível, criando em conjunto uma cadeia de produção.
Como forma de compensar a dureza do trabalho, Ford, aumentou o salario de todos.
3. As crises cíclicas fizeram retrair os negócios e provocaram falênciasque duravam de 6 a 10 anos, isto tudo, devido ao excesso de investimento e