Historia da natação
A natação é uma atividade física praticada na água. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra. A natação só começou a se propagar na segunda metade do século XIX como desporte, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.
A natação de competição na Europa começou por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Posteriormente em 1873 John Arthur Trudgen (nadador Inglês), apresentou o estilo Trudgen, após ter copiado o estilo Crawl usado pelos Índios Nativos Norte-americanos, criando uma ligeira variante do mesmo. Devido ao repúdio dos britânicos pelos salpicos, Trudgen empregou a pernada de bruços no lugar do batimento de pernas convencional do crawl. A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas. Finalmente em 1902 Richard Cavill introduziu o crawl e em 1908, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA), as primeiras competições consistiam, apenas no estilo bruços. Em 1858, aconteceu na Austrália a primeira disputa oficial de natação. Dez anos mais tarde, a Inglaterra promovia um campeonato nacional, seguida pelos Estados Unidos.
Como prática desportiva a natação surgiu no Brasil em 1898, quando foi disputado o primeiro campeonato brasileiro, por iniciativa do Clube de Natação e Regatas, no Rio de Janeiro. A partir de 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo. O esporte passou a ser controlado, em 1914, pela Confederação Brasileira de Desportos, responsável a partir de então pela organização das competições em âmbito nacional. A primeira piscina de competição foi inaugurada em 1919, no