História da natação
História da Natação 2
Histórico no Brasil 2
Adaptação ao Meio Líquido 3
Referências 6
História da Natação
Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem precisava para sobreviver. Os povos antigos eram excelentes nadadores, muitos dos estilos do nado, desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no século XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália.
Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento agradável do corpo, pois também era incluído no treino dos guerreiros.
Com a queda do império Romano, a natação praticamente desapareceu até a idade média.
A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.
Em 1893 os pés ainda faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical, sendo chamado de “Crawl Australiano”.
Hoje a natação é praticada por quatro estilos de nado: Crawl, Costa, Borboleta e Peito.
Histórico no Brasil
A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoatá (bairro da Zona Sul – cidade Niterói), Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas Fluminense que foi chamado mai s tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação Brasileira das Sociedades de Remo. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federação Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Em 1914, o esporte e competições no Brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de