HISTÓRIA DA NATAÇÃO
ÍNDICE:
OS PRIMÓRDIOS 3
OS PRIMÓRDIOS NO BRASIL 3
O BRASIL NA ERA OLÍMPICA 4
AS PROVAS OLÍMPICAS 6
A HISTÓRIA RECENTE 6
ÍCONES DA NATAÇÃO MUNDIAL: 8
Dawn Fraser 8
Os peixes voadores e outros 10
Duke Paoa Kahanamoku 11
Alfred Hajos 12
Weissmüller 13
Mark Spitz 14
Alexander Popov 15
OS HERÓIS BRASILEIROS: 16
Gustavo Borges 16
Fernando Xerer 17
Ricardo Prado 18
Maria Emma Hulda Lenk Zigler 19
FONTES CONSULTADAS: 21
OS PRIMÓRDIOS
A Natação surgiu da necessidade do homem em entrar na água em busca de alimentos e como uma forma de fugir dos animais selvagens. Em fins do século XV e início do XVI surgiu em Augsburgo o primeiro manual de natação escrito por Nikolaus Wyhmann, este manual era teórico e o próprio autor disse que para nadar era preciso um mestre. Em 1798, Guths Muths, passou da teoria para a prática, organizando as primeiras competições da Era Moderna com semelhança ao Pentatlo Militar.
O Rei da Rússia em 1837, envia à Sibéria homens encarregados de ensinar natação aos pescadores e marinheiros. Surgem, nesta época, os primeiros estabelecimentos balneários para o ensino da natação; Em Paris aproveita-se um trecho do Rio Sena para este fim.
Em 1839 existiam associações desportivas e em 1848 o governo inglês interessou-se pelo ensino da natação. Diversas cidades foram, então, dotadas com piscinas e estabelecimentos balneários.
Em 1869 cria-se a ANA (Associação de Natação Amadora) protegendo humildes pescadores e exímios nadadores.
OS PRIMÓRDIOS NO BRASIL
No início do século, as provas de natação eram realizadas em rios. O Tietê foi local de célebres competições. As travessias realizadas nesse rio eram bastantes populares. Em 1923, a Associação Atlética São Paulo, uma das entidades fundadoras da Federação Paulista de Natação (FPN), inaugurou a primeira piscina para competições no estado.
O BRASIL NA ERA OLÍMPICA
A natação brasileira trilha um longo caminho nas águas turbulentas da elite