Historia da Natação
O surgimento da natação vem desde de o inicio da civilização a questão água e homem é tão antiga quanto o próprio homem, esse movimento de braços e pernas alternados era utilizado por algumas comunidades primitivas, tanto por diversão quanto por questão de sobrevivência caça ou para fugir de predadores.
Na Antiguidade, a natação chegou a ser considerada um pré-requisito fundamental na formação de jovens e dos soldados gregos, ajudando na forma física de toda uma população. Neste tempo, o exercício dentro da água funcionava como um aprimoramento pessoal e não como uma modalidade esportiva.
Antes de ser tornar uma modalidade de competição a natação em muitos lugares era obrigatória como preparo pessoal e condicional, em 1690 o francês Thevenot, formalizou tratados e descreveu um estilo muito parecido com o que hoje se conhece como nado peito.
Logo em seguida, ingleses vieram com mudanças, adotando o nado que incluía a movimentação de dois braços sobre a água braços levados juntos para frente, o corpo colocado em posição lateral e as pernas sendo mexidas como tesoura, que é parecido com o que hoje se chama o nado borboleta.
No nado crawl foi apresentado pelo descendente de australianos, Richard Cavill. Ele era um ótimo nadador e seguia os passos de seu pai e irmão que praticavam um estilo bastante parecido com o atual, só que era o movimento alternado e ligeiro das pernas, no sentido vertical em relação à superfície da água, com braçadas alternadas de um lado a outro e o rosto ficava submerso.
A natação se torna uma modalidade esportiva no ano de 1858 na Austrália a primeira disputa oficial de natação, no ano de 1896 a natação entrou nos jogos olímpicos da Grécia que teve como prova disputada 100 metros livre, 500 metros livre e 1.200 metros livre, 1912 nos Jogos Olímpicos de Estocolmo as mulheres estreavam na modalidade. um professor alemão de linguística, escreveu o primeiro livro sobre natação, “O Nadador ou o diálogo sobre a arte de