Ciência dos Materiais
3) Desde os primórdios, do período paleolítico em diante, o homem precisou desenvolver algumas ferramentas básicas par caça e defesa pessoal, materiais como: madeira, ossos de animais, sílex, fibras vegetais, lascas de pedras e o principal deles, o fogo. Dessa maneira o homem pode desenvolver sua inteligência e curiosidade, criando com o passar dos séculos novas ferramentas, utilizando apenas a combinação das antigas.
Çatal Huyuk na Anatólia (Turquia) foi um assentamento do período neolítico, com casas de tijolos crus, nas quais se entrava pelo teto da casa, possivelmente por uma escada de madeira, onde a circulação das pessoas ocorria por cima das casas como mostra a figura do exercício. Usava-se também esculturas feitas de ossos, além de objetos de cerâmica, adornos pessoais, tecidos e artefatos encontrados mostram um alto grau de sofisticação pela época, os primeiros espelhos conhecidos, feitos de obsidiana, eram tão polidos que não demonstravam sequer o mais leve arranhão.
4) São elas: Metais, cerâmicos, polímeros, compósitos, semicondutores e biomateriais.
Metais: Além de serem bons condutores elétricos, os metais vêm ganhando espaço dentro dos projetos de engenharia por serem também muito resistentes e ainda assim deformáveis, o que é responsável pelo seu uso extenso em aplicações estruturais.
Cerâmicos: Os cerâmicos são formados entre os elementos metálicos e não metálicos e o emprego desses materiais em construções existe desde as primeiras civilizações, a facilidade para a fabricação e a grande quantidade de matéria prima existente, tornaram os cerâmicos indispensáveis á humanidade. O uso