historia da musica
A música é considerada a arte mais antiga e a mais primitiva de todas. Desenvolveu-se a partir dos principais ritmos e vibrações do mundo. É por isso que se costuma ouvir que “a música na terra é tão antiga como o homem”.
Sabe-se que o homem primitivo teve desde muito cedo necessidade de comunicar-se. Para isso usavam, por exemplo, sinais sonoros como: gritos, sons corporais, batimentos com pedras ou com ramos de arvores, etc.
No fundo, o homem pré-histórico tinha como principal objetivo de imitar a natureza e não o de fazer musica. Mas desde o momento que o homem começou a produzir sons com a intenção de fazer musica, pode-se afirmar que se deu inicio ao longo percurso da historia da musica.
Assim o homem começou a fazer uso da música nas suas cerimônias e rituais, como por exemplo, na evocação das forças da natureza, no culto dos mortos, no decorrer da caça, Começou por usar apenas a voz e os diversos sons corporais, mais tarde, também introduziu gradualmente instrumentos que construía para usar nas suas músicas e danças numa tentativa de agradar mais aos deuses.
Depois de descobrir a beleza e a funcionalidade da música o homem nunca mais se separou dela.
A música assumiu um papel central nas diversas atividades diárias das grandes civilizações da antiguidade, nomeadamente no Egito, Grécia e Roma. O Egito, situado a nordeste de África, caracteriza-se essencialmente pelos seus monumentos como as pirâmides e as esfinges. No Egito fazia-se música tanto no palácio do faraó como no trabalho do campo ou ainda no culto dos mortos. Eram normalmente as mulheres que tocavam. A música tinha uma origem divina e estava muito ligada ao culto dos deuses. Os instrumentos usados eram essencialmente harpas, liras, flautas, alaúdes e instrumentos de percussão.
A Grécia aparece muito ligada à poesia e à escrita que, a par com a música, participavam como forma de expressão nos teatros. A civilização grega teve um papel fundamental para a