Historia da Matematica - Funções ensino no Brasil
Este trabalho visa apresentar a história das funções matemáticas ao longo dos tempos até a introdução desta como disciplina no currículo do ensino escolar brasileiro.
A Matemática é uma das ciências mais antigas que se tem conhecimento. A humanidade sempre teve necessidade de otimizar processos. O ser humano passa a observar a natureza e decodificar sua “linguagem”, aplicando esses códigos nas suas necessidades cotidianas. Tais observadores são notáveis por seus trabalhos e contribuição para o acervo do conhecimento humano. Galileu, Descartes, Fermat, Viète, Newton, Leibniz, Bernoulli e Euler são alguns dos grandes nomes do desenvolvimento das funções matemáticas na linha do tempo.
Contudo tal conhecimento era detido pela elite e apenas os pensadores e intelectuais tinham acesso à tal saber. Apenas recentemente, por volta do século XIX, este tipo de conhecimento ganha os átrios do ensino popular e apenas em 1925 chega às salas de aula do Brasil.
Fundamentação Teórica
Segundo Boyer (1974) e Caraça (1989), o conceito de função já era utilizado pelos babilônios em tabelas esculpidas em tábuas de argila. Egípcios e gregos também tinham seus registros em tabelas. Estes últimos evidenciam a percepção de duas grandezas através de documentos onde se registra o estudo de Astronomia e com obras como a de Ptolomeu entre 125 e 150 a.C.
Grandes descobertas e uma verdadeira revolução ocorreram a partir do século XVII. René Descartes (1596 – 1650) e Pierre de Fermat (1601 – 1665) realizaram seus trabalhos e estudos de forma independente, mas ambos chegaram aos eixos coordenados conhecidos hoje. Descartes levou vantagem sobre Fermat sob vários aspectos dos quais podemos destacar dois principais: não era tímido e publicava suas obras, o que ocorreu tardiamente com os escritos de Fermat. Sua notação foi considerada superior às de Fermat, prova disso é sua obra mais conhecida “Discurso do Método”. Criar implica transformar o que existe. Deus criou tudo e