BIOQU MICA
1) pH e Solução Tampão
Aula prática dia 20 de agosto de 2014
2) Resumo sobre o tema da aula prática
Colocando em prática todas as teorias com relação à pH e solução tampão, será observado o efeito tampão de algumas substâncias, bem como os fatores que alteram o seu pH, como por exemplo, a influência do tempo.
3) Materiais utilizados
Utilizou-se tubos de ensaio, que foram identificados previamente de acordo com o procedimento, pipetas graduadas de 1ml e de 10ml, fitas de pH universal, becker, pipeta de Petri e substâncias como água destilada, tampões de pH 4,0; 5,0; 6,0; 7,0; 8,0 e 9,0; hidróxido de sódio 0.1N , ácido clorídrico 0.1N e tampões de fosfato 0.1N, pH 7.0.
O experimento foi realizado em duas etapas. No primeiro, numerou-se 6 tubos de ensaio com identificação de ph 4 à ph 9. Em cada tubo deste, adicionou-se 1.0ml de solução tampão referente a sua identificação e posteriormente, acrescentou-se 9.0ml de água destilada. Após essa mistura, pôde-se mergulhar uma fita de papel de ph universal em todas as soluções, confirmando os valores com a escala colorimétrica de ph.
Para realização da segunda etapa, enumerou-se quatro tubos de ensaio, com números de 1 à 4.
Aos tubos 1 e 3, adicionou-se 10ml de água destilada e aos tubos 2 e 4 adicionou-se 1.0ml de solução tampão pH7.0 seguido de 9.0ml de água destilada e agitou-se por alguns segundos. Aos tubos 1 e 2, acrescentou-se uma gota de NaOH, agitando em seguida. Para cada tubo mergulhou-se uma fita de papel de pH universal e observou-se as cores obtidas e consequentemente o pH das soluções.
Para finalizar o experimento do tubo 1, soprou-se através de uma pipeta, dentro do mesmo, durante 15 segundos e novamente mergulhou-se a fita de papel, verificando o pH.
Para o tubo 2, repetiu-se o mesmo procedimento, só que desta vez, soprou-se por 1 minuto. Posteriormente, verificou-se o ph obtido.
Aos tubos 3 e 4, adicionou-se 2 gotas de HCl 0.1N, agitou-se e também observou-se o pH.
Ao tubo 4, continuou-se