Historia da igreja
Fala-se que Jesus que é o centro da Igreja Cristã se deu na plenitude dos tempos.
Onde Deus vem preparando desde a criação do mundo.
Assim, os Romanos que dominavam o mundo civilizado da época, contribuiu em muito para o desenvolvimento do cristianismo.
Deu livre acesso ao mar mediterrâneo; abriu estradas, todo homem tinha o mesmo valor perante o Estado, e todo povo dominado passava a ser cidadão Romano.
Contribuição dos Gregos: Filosofia, intelectuais espalharam língua universal, o Koiné.
Contribuição dos Judeus: Prepararam um ambiente para Jesus, a vida moral, criam num único Deus.
JESUS E A SUA IGREJA
Jesus separou 12 pessoas para serem seus discípulos. Ensinou doutrina, instituiu o Batismo e Santa Ceia. Deixou claro, a necessidade de haver uma sociedade constituída dos seus seguidores.
A IGREJA DO PERIODO PENTECOSTAL
No ato de crer está implícito a aceitação de Cristo como Salvador pessoal e prestar-lhe obediência.
Aos seguidores de Cristo foi prometida a descida do Espírito Santo, no qual iluminou-se a mente dos discípulos onde compreenderam que não era um império político , mas um reino espiritual e invisível.
Na primeira pregação nota-se que foi para os Judeus, daí teve a necessidade de chamar Paulo para pregar aos gentios e consequentemente o crescimento foi fantástico.
PERSEGUIÇÃO
Se deu por falta de conhecimento e aceitação de cristo, vendo o cristianismo como inimigo; porque pregavam igualdade social, e na igreja não havia distinção, de cor, raça, credo e problemas políticos.
CULTO NA IGREJA
A escasses de recursos não lhes permitiram construir templos, sendo que o culto era dirigido conforme o Espírito Santo, hinos cristão eram entoados, liam e explicavam as escrituras do Antigo Testamento.
A CRENÇA DA IGREJA
Criam eles em Deus Pai, em Jesus, no Espírito Santo e também no perdão dos pecados.
A base moral era o ensino de Jesus sobre o amor a todos os homens; aguardando