Historia da Homossexualidade no Brasil
-----1
Mais amor e mais tesão: história da homossexualidade no Brasil
José Gatti entrevista James Green
Quando o historiador James Green veio pela primeira vez ao Brasil, há mais de vinte anos, provavelmente não imaginava que sua vida seria tão tocada por nosso país.
Suas relações com o Brasil adquiriram multidimenslonalidade: aprendeu português, viajou pelo país, passou vários períodos lecionando em instituições brasileiras, envolveu-se política e emocionalmente. Todas essas experiências lhe dão um currículo que poucos estudiosos estrangeiros do Brasil possuem — Green não apenas viveu o país por dentro, como também se apaixonou pelo Brasil e pelos brasileiros.
Por isso mesmo Além do comova': a homossexualidade masculina no Brasil do século XX' é uma obra incomum.
Poderíamos esperar o estudo distanciado de um acadêmico bem informado teoricamente, mas o livro vai muito "além da academia', sem pretender distanciar-se de seu objeto. O levantamento minucioso da documentação (que demonstra o treinamento sofisticado do Green historiador e crítico aguçado) se mescla a uma perspectiva afetuosa de nossa cultura e nossa história (que revela o Green humano, que não esconde seu entusiasmo pelo Brasil).
1. São Paulo. Unesp, 2000. 541 p.
MAIS AMOR E MAIS TESÃO
As quase quinhentas páginas do livro vão além do registro da subcultura gay no Brasil. Qualquer estudioso da cultura brasileira urbana do século XX vai se beneficiar da garimpagem realizada por Green. As notas bibliográficas dão a dimensão da profundidade da pesquisa. O autor registra costumes, locais, histórias de vida e uma iconografia riquíssima, tornando seu livro uma fonte preciosa para historiadores, antropólogos, estudiosos de comunicação e de literatura. Exemplos disso são as crônicas que faz da Praça
Tiradentes ou do Parque do Anhangabaú, tradicionais pontos de encontros gays do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Green vai levantando camadas de informações,