historia da geografia
A fase inicial
A primeira fase da Geografia no Brasil inicia-se em 1500, com as descrições da terra recém descoberta e a ser conquistada, juntamente com as medições cartográficas para a confecção das cartas de navegação para o Atlântico Sul. Ambas as tarefas feitas por especialistas que viajavam nas expedições de descobrimento e de exploração ocorridas durante o início do século XVI. No contexto das explorações portuguesas, dois especialistas descreveram os principais fatos geográficos, logo na primeira viagem de descoberta: Pero Vaz de Caminha e Mestre João de Faras. O primeiro, como escrivão oficial da frota comandada por Pedro Alvares Cabral, que tomou posse das terras descobertas no litoral da Bahia, inaugurou com sua carta ao rei de Portugal, Manuel I, uma série de crônicas geográficas sobre o Brasil, ao descrever com minúcias o quadro físico (forma do litoral, solo, clima, vegetação, fauna) e o quadro humano (os índios que habitavam nosso litoral), tentando explicar traços fisionômicos e atitudes desse povo estranho que os portugueses passariam a conhecer a partir daquela data. O segundo, na qualidade de astrônomo e cartógrafo da frota, também informa ao rei, em carta escrita entre 28 de abril e 10 de maio de 1500, as principais determinações astronômicas do hemisfério sul e informa sobre as modificações cartográficas a serem impostas nos próximos mapas de navegação (portulanos) de Portugal.
As expedições que se seguiram, no início do século XVI, não geraram documentos importantes por parte dos portugueses, embora duas delas tenham sido pilotadas por Américo Vespúcio, considerado um dos melhores navegadores da época.
As descrições dos primeiros colonos e exploradores
Na segunda metade do século XVI, com o processo de colonização já consolidado, começa a ser produzida uma série de trabalhos descritivos de cunho