Historia da filosofia
Resenha : Para que Filosofia?
Introdução
Unidade 1 – A Filosofia
Capitulo 1 – A Origem da Filosofia
Capitulo 2 – O Nascimento da Filosofia
Capitulo 3 – Campos de Investigação da Filosofia
Capitulo 4 – Períodos Principais da Historia da Filosofia
Capitulo 5 – Aspectos da Filosofia Contemporânea
Unidade 2 – A Razão
Capitulo 1 – A Razão
Capitulo 2 – A Atividade Racional
Capitulo 3 – A Razão Inata ou Adquirida
Capitulo 4 – Os Problemas do Inatismo e do Empirismo: Soluções Filosoficas
Capitulo 5 – A Razão na Filosofia Contemporânea
Na Introdução é narrado o mito da caverna, poderosa metáfora da filosofia de Platão. Descreve a situação da humanidade. Para o filosofo estamos condenados na semi escravidão (ignorância) a tomar as sombras por imagens verdadeiras. Somos convidados a sair da caverna e conhecer a luz: as idéias, a verdade. O instrumento que nos liberta é a filosofia.
Origens da Filosofia e as questões de suas fronteiras.
Ao estabelecer o legado da filosofia grega para o ocidente, é dada uma distinção entre ela e as teorias orientais, que não podem ser consideradas filosóficas, embora constituam conhecimentos a respeito da origem do mundo e dos homens. A filosofia não é apenas a maneira de pensar iniciada pelos antigos gregos mas uma “aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana.”
Nas evidencias do cotidiano cremos nas leis regulares da natureza, aceitamos sem questionar, que as coisas estão no espaço e tempo existente para elas nosso pensamento obedece regras lógicas, de qualidade e quantidade, de verdade e mentira na diferença entre realidade sonho ou loucura, na objetividade e subjetividade, na existência do bem e do mal, bom ou mau,. E que, tanto essas leis regulares e as regras do pensamento podem ser conhecidas.
Aceitamos que a partir de certos valores, as decisões humanas podem ser tomadas e cumpridas. Dentro de uma atitude filosófica a