Historia da Enfermagem
OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA
O exercício da enfermagem na Obstetrícia e na Neonatologia
BRASÍLIA, DF
12 de maio de 2014
FACITEB
OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA
O exercício da enfermagem na Obstetrícia e na Neonatologia
Projeto de Pesquisa para a disciplina História da enfermagem, apresentado à Faciteb na área da Enfermagem, ministrada pela professora Elenir.
BRASILIA, DF
12 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
Uma enfermeira é uma profissional que também recebeu educação em obstetrícia e na neonatologia. A prática de enfermagem obstetra envolve o fornecimento de cuidado independente para mulheres durante a gestação normal, trabalho de parto, recepção e cuidado do recém-nascido, como exames de Papanicolau, planejamento familiar, e tratamento de algumas infecções vaginais. Ela trabalha em um estabelecimento de saúde que oferece consultas médicas, administração colaborativa e referência e também à prestação de assistência a gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido. O exercício da enfermagem na obstetrícia e na neonatologia viabiliza cuidados e assistências desde o começo da gestação até o neonatal.
O Exercício da Enfermagem na Obstetrícia
Em 1949, a Disciplina de Enfermagem Obstétrica de Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo iniciou o curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica. O curso foi interrompido em 1972, quando a revolução 04/72 criou as habilitações, e a disciplina passou a oferecer a Habilitação em Enfermagem Obstétrica. O curso de Especialização voltou a ser oferecido no ano de 1979, sendo reconhecido pelo Conselho Federal de Educação através da Portaria n° 61/93. A disciplina realizou convênios com universidades de outros estados brasileiros para ministrar o curso. Como exemplo, em 1996, o curso de Especialização em