Historia da enf.
FACULDADE DE ENFERMAGEM
Resumo sobre As origens da prática do cuidar
Taka Oguisso
Salvador 2013
Resumo sobre As origens da prática do cuidar
Taka Oguisso
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de História de enfermagem, orientado pela Profª Ana Dulce Azevedo Santana.
.
Salvador
2013
Resumo
Voltando os olhos para a remota Antiguidade, observa-se que a atividade de cuidar ou “tomar conta” de pessoas se confunde no tempo com o trabalho da mãe no cuidado e na nutrição dos filhos e de outras pessoas dependentes, como idosos, os feridos ou doentes. A proteção materna foi a primeira forma de manifestação do ser humano no cuidado de seu semelhante, pois mesmo na época do nomadismo, quando era comum as crianças serem sacrificadas por atrapalhar as caminhadas dos grupos nômades em busca de alimentos, a mãe com seu instinto materno e de proteção conseguia salvar seus filhos. As praticas de saúde, associadas ao trabalho feminino, estariam a serviço da sobrevivência.
O conhecimento dos meios de cura conferia poder no seio dos agrupamentos humanos e o homem aliando tal conhecimento ao misticismo, fortaleceu esse poder e apoderou-se dele, transformando-se muitas vezes em figura mística ou religiosa para aplacar as forças do mal. Tornaram-se conhecidas como pajés, feiticeiros, xamãs e sacerdotes, que utilizavam magias, danças e beberagens para afugentar os demônios que, segundo crença da época, provocavam doenças. Com isso, formou-se uma verdadeira casta de sacerdotes que se apoderavam das funções místicas/religiosas, interpretando e decidindo o que era bom ou mau. Sacerdote executavam ações inerentes ao