história da enf.
A criação do Departamento Nacional de Saúde Pública serviu de impulso para a profissão. Após a Segunda Guerra Mundial vieram grandes avanços para a saúde de modo geral. Durante todo este trabalho discorreremos sobre a atuação da Enfermagem neste período tão conturbado para o Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, que até então era o Distrito Federal.
A Enfermagem no Brasil teve que superar diversas dificuldades ao longo do tempo. Em 1931 a profissão Enfermagem foi regulamentada. Esse fato foi de grande importância para a assistência de Enfermagem e para sua atuação no ensino e na saúde pública. Nesse período o Brasil já tinha enfermeiras diplomadas pela Escola Ana Nery, fundada em 1926, porém nos hospitais prevalecia o serviço exercido pelas religiosas sem a qualificação necessária. Em 1932, o decreto 23.774 criou regulamentos para os leigos em enfermagem. Religiosas que exerciam a profissão a mais de 6 anos ganharam amparo legal para continuarem. Em 1936 o governo investiu na produção de moedas do valor de 40 réis com a lâmpada símbolo da enfermagem, isso deu mais visibilidade à profissão.
Em 1938 foi instituído o Dia do Enfermeiro a ser comemorado anualmente no dia 12 de maio, como homenagem aos profissionais atuantes em todos hospitais do país e também em memória à Ana Nery. A atuação de enfermeiras diplomadas em hospitais passou a acontecer efetivamente entre 1940 e 1950, como por exemplo, no Hospital São Paulo. Em 1940, com o crescimento da categoria, começaram as reivindicações junto ao