Estilo contemporâneo
A ideia é criar ambientes que além de simples, sejam práticos no dia-dia para a execução das tarefas, se adaptem a necessidade do momento e que valorize a limpeza do ambiente.
Para se chegar a um estilo contemporâneo de decoração é utilizado o mobiliário de linhas diretas e com materiais pouco trabalhados. Com mobílias normalmente imponentes, superfície relativamente larga. Há uma grande combinação de materiais, desde os vários tipos de madeira, a pedra (por exemplo, o mármore), o metal, nomeadamente, o aço e também o vidro. São utilizados metais prateados, uma vez que os dourados remetem mais para “o antigo”.
Na linha contemporânea deve-se optar por colocar poucos objetos decorativos, mantendo o espaço mais livre.
http://www.portaldesigninteriores.com/2013/07/decoracao-contemporanea-estilos.html
Um ambiente contemporâneo baseia-se na simplicidade, num aspecto muito clean e moderno, uma vez que esta decoração tem em conta apenas as mais recentes tendências, ou seja, tudo aquilo que tem surgido a partir da segunda metade do século XX. O mobiliário é caracterizado por silhuetas marcadas e esguias, peças angulares e traços simples. Privilegia-se mobília larga e espaçosa, baixa e superfícies completamente lisas, até porque são estas as principais protagonistas deste estilo de decoração. As matérias-primas de eleição são o vidro, pedra, cimento, metal, aço, mármore, madeira clara e escura, que conferem uma elegância sublime aos espaços contemporâneos. Em termos de acabamentos, o destaque vai para os pormenores envernizados, envidraçados, metalizados e pintados. A estrutura forte da mobília pode e deve ser suavizada com recurso a tapetes suaves, estofos confortáveis e têxteis convidativos. Alguns dos têxteis que normalmente se identificam com o estilo contemporâneo são o cabedal, alcântara, vinil, corda, bouclé, flanela, lã, algodão, linho, seda, caxemira e juta. Os