Dimensionamento de lajes e vigas
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26
8. ANEXOS 40
1. INTRODUÇÃO:
As estruturas exercem papel fundamental nas edificações, sendo responsáveis pela capacidade resistente das construções, pois absorvem os esforços originados pelo peso próprio dos elementos construtivos, as cargas permanentes, as cargas externas e também as cargas acidentais (móveis, pessoas, veículos, ação do vento, e outras), bem como garantindo a sua durabilidade, aparência e conforto para o usuário.
O projeto estrutural tem como base o projeto arquitetônico, determinando o posicionamento dos elementos estruturais (planta de forma), cargas atuantes (permanentes e acidentais). Do posicionamento e das cargas, determina-se as cargas atuantes nas peças estruturais e os esforços e flechas gerados por elas, para dimensionamento e segurança da estrutura.
O trabalho tem como base a planta de arquitetura do Instituto do Câncer do Ceará fornecida pela profa. Magnólia Campelo, analisar e avaliar as cargas permanentes e acidentais que atuam na edificação, determinar as cargas transferidas pelas lajes às vigas do pavimento (Método das Charneiras Plásticas) e obtenção dos esforços de duas vigas contínuas pelo método das forças.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
2.1 As estruturas e seus elementos.
Segundo Sussekind (1979), as estruturas se compõem de uma ou mais peças, ligadas entre si e ao meio exterior de modo a formar um conjunto estável, isto é, capaz de receber solicitações externas, absorvê-las internamente e transmiti-las até seus apoios, onde estas solicitações externas encontrarão seu sistema estático equilibrante. Para uma estrutura obter desempenho satisfatório é necessário, então, que ela apresente características como boa durabilidade, capacidade de resistência, rigidez, e seja economicamente viável.
Os materiais usados na execução de uma estrutura variam, e podemos citar como mais utilizados o aço e o concreto. Além disso, os elementos que constituintes podem ser