Estrutura
32
Capítulo 5
Pré-dimensionamento da Estrutura
5.1 - Introdução
O pré-dimensionamento consiste em estimar as dimensões iniciais da estrutura antes mesmo dos cálculos dos esforços e das armaduras. Isto deve ser feito para os elementos estruturais mais solicitados a partir de um levantamento preliminar das cargas. As dimensões das lajes, vigas, pilares e fundações são inicialmente estimadas em função dos vãos e dos esforços solicitantes, calculados de uma maneira aproximada. Os valores obtidos neste pré-dimensionamento serão muito úteis para que o engenheiro possa avaliar se o lançamento da estrutura está satisfatório. Além disso, os valores numéricos servirão como referência da ordem de grandeza para comparação com os resultados dos programas de computador. Nesta fase deve-se discutir com o arquiteto as possíveis modificações no projeto estrutural, que acarretem alterações no projeto de arquitetura.
Como escolher os elementos estruturais para o pré-dimensionamento?
Quais as vantagens de se fazer o pré-dimensionamento?
Como o pré-dimensionamento pode ser usado para verificar os resultados dos programas?
Como verificar as armaduras de uma viga com o pré-dimensionamento?
5.2 - Pré-dimensionamento das lajes
As lajes escolhidas para o pré-dimensionamento são as lajes mais solicitadas de um determinado piso da edificação. Geralmente são as lajes de maiores vãos, mas podem ser outras com vãos menores que tenham paredes sobre ela e que estejam submetidas a maiores carregamentos. As lajes com grandes balanços também devem ser escolhidas para o pré-dimensionamento.
Inicialmente, é preciso estimar as espessuras das lajes. Como a NBR-6118 (2003) não recomenda qualquer valor, estas espessuras podem ser estimadas pelo critério da versão anterior da norma, a NBR6118 (1978), em que a altura útil d da laje é dada por: d≥ sendo
l
-----------ψ2 ψ3
donde h = d + d'