agenda 21
Um ambiente contemporâneo baseia-se na simplicidade, num aspecto muito clean e moderno, uma vez que esta decoração tem em conta apenas as mais recentes tendências, ou seja, tudo aquilo que tem surgido a partir da segunda metade do século XX.
O mobiliário é caracterizado por silhuetas marcadas e esguias, peças esguias, peças angulares e traços simples. Privilegia-se mobília larga e espaçosa, baixa ( muitas vezes rente ao chão) e superfícies completamente lisas .
As matérias-prima de eleição são o vidro, pedra, cimento, metal, aço, mármore, alguns apontamentos em cores mais fortes, caso do amarelo, laranja, vermelho, berinjela ou lilás.
Por norma, as paredes são normalmente claras e os tetos pintados de branco; no entanto o papel de parede também empresta um toque de contemporaneidade a este estilo.
É habitual decorar paredes com molduras preta, branca ou metalizada; agrupada em pequenos conjuntos simétricos, o seu efeito é espetacular.
O uso de flores e plantas deve ser reservado a espécies grandes, vistosas e despretensiosas, exibidas em vasos lisos e modernos, com pedras ou raspas de madeiras a cobrir a terra.
As janelas são decoradas simples ou cortinas leves e esvoaçantes. A luminosidade é um factor chave deste estilo, por isso, há quem deixe as janelas completamente despidas.
A iluminação artificial, por sua vez, tem sempre uma função especifica, ou seja, deve estar orientada para iluminar um determinado espaço ou peça. Os candeeiros em si são, muitas vezes, autênticas obras de design. Os focos de tetos embutidos são também uma excelente opção para quem quer criar uma decoração contemporânea.
No chão prefere-se o assoalho de madeira, ladrilha ou pedra polida. Os tapetes devem lisos ou então estampados com forma geométrica vistosas.
O estilo contemporâneo é