Historia da educação
A reforma nos Países Baixos,ao contrário de muitos outros países,não foi iniciada pelos governantes das Dezessete Províncias. Mas sim por vários movimentos populares que, por sua vez, foram reforçados com a chegada dos protestantes refugiados das outras partes do continente. Enquanto o movimento Antibatista gozava de popularidade, na região nas primeiras décadas da Reforma. O calvinismo, através da igreja reformada Holandesa, tornou a fé protestante dominante no país desde a década de 1560 em diante, calvinistas invadiram igrejas e outros edifícios católicos, destruíram estátuas e imagens de santos em toda a Holanda, para eles representavam cultos de ídolos.
O Teólogo Holandês: Erasmo de Roterdã teve grande importância durante a reforma.
Erasmo se simpatizou com as principais criticas de Lutero, descrevendo - o como.
“uma poderosa trombeta da verdade" e admitindo que muitas das reformas que Lutero pede são urgentemente necessárias. Lutero e Erasmo demonstraram admiração mútua, porém Erasmo hesitou em apoiar Lutero devido seu medo de mudanças na doutrina.
Em outras partes da Europa
Na Hungria, a disseminação do protestantismo foi auxiliada pela minoria étnica alemã que podia traduzir os escritos de Lutero. O Luteranismo ganhou uma posição entre a população de língua alemã,o calvinismo se tornou popular entre a etnia húngara,os protestantes chegaram a maioria na Hungria final do século XVI,mas com a contra- reforma no século XVII levaram a maioria de volta ao catolicismo romano. A reforma praticamente não penetrou em Portugal e Espanha, ainda assim uma missão francesa enviada por João Calvino. Estabeleceu-se em 1557 numa das ilhas da Baía de Guanabara, localizada no Brasil, colônia de Portugal, deixou como herança a confissão de Fé de Guanabara. Na Espanha, as ideias reformadas influíram em dois monges católicos: Casiodoro de Reina e Cipriano de Varela. Casiodoro de Reina, que fez a primeira tradução da bíblia