Historia da educação
Resumo
AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO NO BRASIL: ANÁLISE DAS REFORMAS.
A presença de discussões e com propostas frente à temática de formação dos formadores, tendo como principais aqueles formadores que resgatem junto ao universo da Historia da Educação, os caminhos já vivido, as alternativas idealizadas e as propostas não concretizada, os entraves e os avanços, coerentes a realidade educacional atual, mas não impossíveis de serem realizados.
Historicamente o Brasil teve poucos momentos de reflexão e preocupações com a educação como vem tendo atualmente se preocupando com os problemas buscando soluções. Os interesses estão sempre alicerçando nas leis das Diretrizes Nacionais para podermos compreender a conjuntura atual da educação.
No período da colônia e império pouco foi discutido em relação a educação da pais sendo esta muito limitada ao modelo econômico do pais. Na década de 20 a estrutura econômica social e politica seguiam as mesmas características dos modelos europeus, sendo a organização de ensino mostram que seguia esta ordem atendendo o mínimo das necessidades da sociedade.
Com o crescimento social começam a se discutir a falta de politica para a educação, somente em 1823, foram elaborados alguns projetos de educação que chega a ser reconhecido em lei, mas sendo engavetada por não ter a necessidade de empenho nesse projeto, com o congresso fechado em 1923 a lei é esquecida ate em 1926 quando o congresso é reaberto e as discussões sobre a educação voltam a acontecer.
Na revolução dos 30 a sociedade do Brasil começa a discutir a organização do ensino, havendo necessidade do estado colocar ênfase ao método de ensinar e às ciências de ensinar e não mais ao conteúdo enciclopedista. Este manifesto abre espaço para que ocorra a organização das associações escolares, o debate e o traçado das diretrizes e bases da educação, através de um Sistema Nacional de Educação, que teve como objetivos maiores a organização e a