historia da educação
1- O que significa afirmar que “Somos Feitos de tempo”?
R: Após a descoberta da escrita, o homem descobriu a necessidade de se registrar ,os acontecimentos e ao mesmo tempo se situar no tempo.
Somos seres que vivemos a história, através dos tempos, recebemos herança dos nossos antepassados como: suas conquistas, seus conflitos e suas frustrações.
Heranças sociais culturais de comportamentos. O homem, de acordo com o passar dos tempos foi se transformando e criando padrões, ou seja, em suas ações seu modo de pensar seus projetos suas mudanças em sua vida pessoal e também na sociedade.
2- Explique por que a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado. O relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.
R: A Preservação da Memória Histórica é muito importante, porque cada povo em diferentes tempos da história tem sua memória, ou seja, sua cultura seus comportamentos, seus costumes suas diferenças seus valores e viveram acontecimentos e experiências únicas. Com a reconstituição da memória histórica do passado é possível relatar por suas gerações, as situações diferentes e experiências que viveram, para as novas gerações, deixando como herança um patrimônio rico em conhecimentos para as futuras gerações. 3- Resumir os quatro argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
.R: Nóvoa deixa claro que a história não é um simples relato do passado. E que partir destes relatos de acontecimentos históricos criamos ideias através de ideias que já foram criadas e experimentadas por nossos antepassados e permite criar novos projetos para o futuro de nossas novas gerações.
A História da Educação pode ajudar as novas gerações de educadores a questionar a dar opiniões, ou seja, estar sempre em busca de novas propostas educativas. Ter conhecimentos históricos estimula atitudes, criticas a questionamentos e reflexões, amplia a memória e permite ter mais