Síntese sobre Avaliação Psicológica
Regulamentação da Profissão
Pensando na proposta feita pelo Conselho Federal de Psicologia que instituiu o Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (Satepsi) como uma de suas ações permanentes para qualificar os métodos e as técnicas empregados no processo de avaliação psicológica. Nesse processo reuniu um conjunto de profissionais da área que contribuíram com produções teóricas e metodológicas sobre essa prática privativa do psicólogo brasileiro.
Minha opinião como leitora é expressar o quanto torna-se importante e sustentável a publicação deste documento para um maior conhecimento e esclarecimentos sobre as categorias assumidas por profissionais Psicólogos, reafirmando o compromisso da psicologia e garantindo os direitos humanos a serem respeitados.
A avaliação psicológica é um processo de construção de conhecimentos acerca de aspectos psicológicos, com a finalidade de produzir, orientar, monitorar e encaminhar ações e intervenções sobre a pessoa avaliada, e, portanto, requer cuidados no planejamento, na análise e na síntese dos resultados obtidos. Nesse sentido, o livro traz ótimas diretrizes de seguimento e orientações de como as avaliações psicológicas são importantes e favoráveis caminhos para a psicologia, como ferramenta de trabalho, traz grande clareza a situações nas quais sem estes meios, seriam maior as dificuldades de cada profissional de psicologia.
O livro mostra que mesmo os avaliando tentando manipular o resultado, nem assim ele conseguirá este mesmo resultado, baseando-se que os testes de avaliações
psicológicas
seguem
critérios
de
avaliações,
fora
do
conhecimento dos avaliados.
Interessante também que este livro coloca a disposição do leitor as politicas do conselho federal de psicologia para a avaliação psicológica, esclarecendo as ordens regulamentadas por decretos.
Todos os processos de implantação de dados regulamentados, como