Historia da educação
CAMPUS EM PIRAPORA
PROFª- JACQUELINE ARAUJO CORRÊA MENDES
DISCIPLINA: CURRÍCULOS E PROGRAMAS
Acadêmica: Josiely Ferreira dos Santos
7° Período de Pedagogia
A) Que o currículo deixou de ser apenas uma área meramente técnica, que tinha como função as questões relacionadas a procedimentos técnicas e métodos, ele é colocado na moldura mais ampla de suas determinações sociais, de sua história, o currículo estabelece uma estreita relação com a cultura na qual ele se organiza. Os conteúdos são priorizados a partir dos interesses de cada cultura, de cada espaço educacional.
B) O currículo sempre foi alvo da atenção de todos os que buscavam entender e organizar o processo educativo escolar. No entanto, foi somente no final do século XIX e no início deste, nos Estados Unidos, que um significativo número de educadores começou a tratar mais sistematicamente de problemas e questões curriculares, dando início a série de estudos e iniciativas que, em curto espaço de tempo, configuraram o surgimento de um novo campo.
C) Destaca-se, por parte dos superintendentes de sistemas escolares americanos e dos teóricos considerados como precursores do novo campo, a preocupação com os processos de racionalização, sistematização e controle da escola e do currículo. Em outras palavras, o propósito mais amplo desses especialistas parece ter sido planejar cientificamente as atividades pedagógicas e controlá-las de modo a evitar que o comportamento e o pensamento do aluno se desviassem de metas e padrões pré-definidos.
D) Uma nova concepção de sociedade, baseada em novas práticas e valores derivados do mundo industrial, começou a ser aceita e difundida. Cooperação e especialização, ao invés de competição, configuraram os núcleos de uma nova ideologia. O sucesso na vida profissional passou a requerer evidências de mérito na trajetória escolar. Ou seja, novas credenciais, além do esforço e da ambição, tornaram se necessárias para se chegar ao