historia da educação
1875-Criação do 1º Jardim de Infância, no Rio de Janeiro de influência froebeliana, particular, com o nome de Colégio Menezes.
1877-Criação do 2º Jardim de Infância em São Paulo, Escola Americana (atualmente Colégio Mackenzie), particular.
1896-Criação do 1º Jardim de Infância Público em São Paulo, escola Normal Caetano de Campos.
1961-Criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Brasil LDB nº4. 024.
1971-Implantação e atualização da 1ª Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil do Brasil, Lei nº 5.692/71. Crianças com idade inferior a 7 anos receberão educação conveniente. Na perspectiva explicitada por Kramer, especialistas da Educação da Infância da atualidade criticam a LDB.
1975-A Educação Infantil foi inserida entre as ações do MEC e criou-se a Coordenação de Educação Pré-Escolar – COEPRE (crianças de 4 a 6 anos).
1979-A oficialização do “Movimento de Luta por Creches”.
1980-Implementado o Programa de educação Pré-Escolar, que priorizava as crianças de 4 a 6 anos (1ª fase da Educação).
1981-Lançamento a nível federal, implantação e implementação do Programa de Educação Pré-Escolar (cf. Brasil, MEC, 1981). Implantação e implementação do Programa Pré-Escolar (PROEPRE).
1986-Surgimento do primeiro Jardim de Infância estadual em São Paulo, anexado a Escola Normal Caetano de Campos, para atender aos filhos das autoridades e de pessoas socialmente fluentes.
1987-Extinto a COEPRE, e o Programa de Pré-Escola passa a ser coordenado pela Secretaria de Ensino Básico do MEC.
1988-A Educação passa a ser direito de todos com a Constituição de 1988. Foi decisiva para a valorização da educação nos primeiros anos de vida e da afirmação do direito à educação em creches e pré-escolas. RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), voltado para crianças de 0 a 6 anos com três eixos: as brincadeiras, a movimentação das crianças e as relações afetivas. Inaugurou-se a nova fase na