Educação
As atividades espontâneas adquirem um desenvolvimento verdadeiro;
Na educação infantil o brinquedo é fundamental;
Para conseguir integrar o crescimento de todos os poderes: físico, mental e social, Froebel, variou nas atividades construtivistas, que geram uma grande harmonia e espontaneidade no controle social:
Os currículos das escolas devem estar baseados nas atividades e interesses desde o nascimento e em cada fase da vida infantil;
A humanidade ainda está em processo de desenvolvimento, e a educação ainda é a melhor solução para um futuro melhor;
O futuro desenvolvimento da raça depende exclusivamente da educação das mulheres;
O saber não resume-se em um fim em si mesmo, mas funciona relacionado com as atividades do organismo.
As Atividades propostas nas Brinquedotecas não são apenas brincadeiras mas sim atividades voluntarias e consciente de atividades sociais infantil, transformando-as em ocasiões educativas únicas.
Através das brincadeiras a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo seu próprio pensamento e desenvolve seu potencial.
A Brinquedoteca é um espaço criado afim de que a criança vivencie situações de seu cotidiano, dessa forma crie e desenvolva sua própria personalidade, valores, ética e atitudes ao interagir com outras crianças.
A capacidade de uma Brinquedoteca vai além de atender somente o pré-escolar, ela pode estender-se e perpetuar-se no ensino fundamental com brincadeiras adequadas a faixa etária de cada série.
O lúdico deve ser visto como uma ferramenta que facilita ao professor conhecer, observar, saber suas potencialidades, limitações e desenvolvimento de senso critico, tendo assim uma atitude de pesquisador sobre seus alunos.
Cantinho da Leitura
O Cantinho da Leitura é uma pratica que alguns professores da educação infantil adotaram em sala de aula.
Além do espaço e do material é fundamental que seja criado um ambiente