historia da educação e da pedagogia. cap 3 e 4
Aluna: Mariana da S. Alves. 2° período de Pedagogia. FEUC/FIC
A história da Educação consiste na Grécia clássica e pode ser considerado o berço da pedagogia. Os gregos foram os primeiros á executar as práticas pedagógicas. O interessante é que o povo grego passa de uma comunidade primitiva, para uma civilização desenvolvida, cujo, as ideias até hoje são estudadas.
A educação grega era focada na formação integral do indivíduo. A cultura grega se transmitia também, através de atividades coletivas. Nas cidades gregas a educação não se vinha somente através das escolas, mas também de outras atividades como: o teatro, os festivais, os jogos olímpicos que se realizavam na cidade de Olímpia. Isso nos faz perceber a importância de se educar não somente dentro da escola.
Porém a escola ainda permanecia acessível apenas aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou de mercadores enriquecidos. O ensino das letras e dos cálculos demorou um pouco mais para se difundir, já que nas escolas a formação era mais esportiva que intelectual.
Até os 7 anos permaneciam aos cuidados da mãe ou matrona, depois disso as meninas aprendiam os serviços domésticos, enquanto o pai se encarregava pessoalmente da educação do filho. Este aprendia a cuidar da terra, atividade que o colocava lado a lado senhor e escravo. Aprendia também a ler, escrever, contar, o manejo de armas, a natação, luta e a equitação. Aos 15 anos ele acompanhava o pai a praça central, onde se fazia comércio e eram tratados assuntos públicos e privados. Ali se aprendia o civismo. Caso o pai não pudesse estar presente, um parente próximo ou mesmo um escravo instruído assumia seu lugar (pedagogo). Aos 16 anos o jovem era encaminhado à função militar ou política. A educação era pouco voltada para preparo intelectual e mais para formação moral.
Na educação romana desvaloriza-se o trabalho manual, dando continuidade à valorização da formação intelectual da elite dominante.
A pedagogia romana se