FICHAMENTO JEAN
Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1973), mestrado em pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo (1991). Em 1991 foi aprovado em concurso de Livre Docente em Pedagogia do Movimento pela Faculdade de Educação Física da Unicamp. Atualmente é professor aposentado pela Universidade Estadual de Campinas. Coordena o grupo de estudos Oficinas do Jogo em Florianópolis. É vinculado atualmente ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina, na qualidade de professor visitante Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física – 5º Ed. – São Paulo : Scipione, 2009.
CITAÇÕES
Cap. 1 – Pedagogia do movimento na escola de primeira infância.
(...) “As crianças da educação infantil provavelmente nunca terminarão seu preparo. No ensino fundamental irão preparar-se para o ensino médio; neste, para faculdade; nesta, só hão de preparar se para a profissão futura, [...] e chega-se à constatação de que o presente, o real, [...] não existe, não é para ser vivido;” (p. 15)
(...) “E é bom que se frise que é educação infantil tem, como caráter fundamental, ser o primeiro momento de educação escolar, e não somente um lugar onde se toma conta das crianças enquanto os pais trabalham.” (p. 15)
(...) “quanto mais nova a criança, mais individual e autocentrado é seu brinquedo. A criança em sua primeira infância, é muito centrada nela mesma.” (p. 17)
“O conhecimento do mundo da criança nesse período depende das relações que ela vai estabelecendo com os outros e com as coisas. [...] O que conhece de si e das coisas é insuficiente para estabelecer relações de grupo e, por isso, centra seu brinquedo em sua própria atividade, em seus interesses.” (p. 17)
‘Tem muita escolinha que não leva muito em