PSICOLOGIA
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
DISCIPLINA: PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO
ACADÊMICA: SILVIA MARIA CONSOLIM VIDOTTI – RA: 73231
ATIVIDADE AVALIATIVA
MARINGÁ – PR
2012
Se para Vygotsky os conhecimentos são frutos da interação social, qual a diferença e como são denominados por ele os conhecimentos adquiridos na vida diária e os conhecimentos adquiridos na escola? (Cap.1 – Questão 7, p. 25)
Refletindo a respeito do papel da escola e da sociedade, Vygotsky (1989) aponta dois tipos de conceitos que tratam sobre os conhecimentos dos indivíduos. Nestes conceitos o teórico sistematiza as formas de conhecimento que o indivíduo apreende em cada espaço que ele interage, grosso modo, podemos entender esses espaços como a vida diária e a escola. Os conceitos são:
Conceitos cotidianos ou espontâneos: através, principalmente, da observação, manipulação e de experiências vividas, a criança aprende. Esse conhecimento é o da vida diária, pois nele a criança aprende apenas aquilo que é necessário ou essencial sobre um determinado objeto, animal, acontecimento, sem que seja feita, ou necessária, uma abordagem mais aprofundada. Podemos considerar que na criança esse conhecimento é o inicial, servindo para que essa estabeleça diferenças entre as coisas que a rodeiam.
Conceitos científicos: a criança, ou melhor, o indivíduo aprende através de uma sistematização de conceitos e,ou estudos. Este é o conhecimento adquirido, principalmente, na escola e no meio acadêmico, uma vez que, o indivíduo é levado a deixar o senso-comum daquilo que conhece para que seja feita outras considerações sobre aquele objeto.
Através dessa desse sistema de diferenciação de conhecimentos, pode-se perceber que a ampliação ou o aprofundamento do conhecimento de um indivíduo se dá, somente, através da relação daquilo que este trás de seu cotidiano, sua bagagem