HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
“A História é feita com o tempo, com a experiência do homem, com suas histórias, com suas memórias.”, essa linda frase da Clarice Lispector ilustra bem esse trabalho e para contar a historia da pedagogia e da educação no Brasil buscamos suas memórias.
A memória é a maneira como fazemos o registro do passado, para a sua posterior utilização no presente, são narrações escritas por testemunhas presenciais ou por alguém que conta sobre sua vida.
O Memorial é um documento que você elabora passo a passo, no qual aparecem suas impressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas, as dúvidas. É uma espécie de "diário" no qual você poderá escrever e contar o que estiver sentindo, refletindo, vivenciando, os gostos e desgostos ao longo do caminho de formação, é uma forma de registro de vivências, experiências, memórias e reflexões que vem se mostrando imprescindível, não só para tornar público o que pensam e sentem, mas também para difundir o conhecimento produzido em seu cotidiano, expandindo informação da história da humanidade.
Os profissionais da educação são muito favorecidos com isso, pois assim é possível que os textos produzidos pelos que fazem a educação deste país ganharem progressivamente a legitimidade que merecem na comunidade educacional e passem a figurar entre os textos de subsídio dos cursos de formação.
Baseado na autora ARANHA(2006), a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os lugares e tempos, as ações e pensamentos mudam e variam de acordo com a cultura, com o tempo, á medida que os problemas surgem no cotidiano, trazendo experiências para as novas gerações ao longo do tempo mostrando que o passado precisa ser visto como um tempo atual, como um objeto de estudo, pois não esta morto. Nós nos adaptamos ao sistema cheio de regras ao