historia da educação fisica
Teixeira de Freitas – Março de 2014
Prof: Estevon Gean Ferrari
Componentes: Diana Marsaro; Elisama Campos; Joel Menezes; Sarah Souza.
Este trabalho nos fala da evolução da Educação Física desde a idade antiga até a idade contemporânea.
Teixeira de Freitas – Março de 2014
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Em todos os tempos, de pré-história até hoje, todas as atividades humanas dependem do movimento.
Os homens da caverna utilizavam a força, a velocidade e a resistência para a sua sobrevivência. Conforme iam surgindo situações para transportar algo, valiam-se dos seus corpos, como forma de locomoção de um lugar para outro. Realizavam longas caminhadas, lutavam, corriam, nadavam, arremessavam objetos e tinham como principal fonte econômica, a caça e a pesca.
A dança era uma das atividades físicas mais significativas, onde eles expressavam os sentimentos de tristeza e alegria, exibiam suas qualidades físicas e também a sua religiosidade.
Já o jogo foi uma das atividades sociais de maior importância (jogo: auxilia no desenvolvimento motor, raciocínio, sentidos, afetivo e social da criança).
Segundo MARINHO (1984) tudo que fazia em forma de movimento corporal estava ligado ao simbolismo: o salto em altura, simbolizava o crescimento das raízes, a corrida lembrava o ondear das espigas e a velocidade era valorizada como a essência da juventude.
Muitos povos se valiam da atividade física para muitos fins:
Os chineses eram voltados à saúde, se preocupavam com os hábitos higiênicos, com a postura correta, com a ginástica curativa, com a massagem e com a prática dos exercícios físicos, que consideravam de vital importância para o homem.
Os hindus (Índia) tinham como prática principal a Yoga, que trabalhava bastante a respiração, a qual não estava voltada só para o físico, mas também para o intelectual, o emocional e o