historia da educaçao
O Período Medieval teve inicio em Roma, era liderado por Carlos Magno no período Carolíngio,que tinha como ideal o cristianismo. A educação se desenvolveu nas escolas organizadas pela igreja, a qual substitui gradativamente o Estado neste papel.
Suas principais característica era por intermédio de um treino rígido,tanto físico como intelectual e moral,o individuo deveria preparar-se para um futuro desligado do presente pelo tempo e pelo caráter, sob o domínio da igreja e do monaquismo.
As escolas Monásticas – para a formação de monges,onde aprendiam especialmente latim, canto gregoriano,textos sagrados e filosofia.
Nas escolas Catedrais : eram organizadas pelos bispos para forma de padres, as crianças destinadas ao sacerdócio deveriam ser colocadas primeiro nessas escolas de preparação, sob o cuidado dos bispos.
Nas escolas Palatinas : voltada para os filhos de nobres, onde aprendiam diversas matérias, entre elas gramática, aritmética,geometria,astronomias,dialética,retórica,filosofia e musica.
As mulheres : Na Idade Média as mulheres não tem acesso a educação formal,a mulher pobre trabalha ao lado do marido e permanecem analfabetas,as meninas nobres aprendem algo quando recebem aulas em seu próprio castelo,estudam musica,religião e rudimentos das artes liberais alem de trabalhos manuais femininos,já as da burguesia começam a ter acesso a educação apenas quando surgem as escolas secundarias,diferente dos mosteiros que recebem meninas de 6 ou 7 anos afim de serem educadas e consagradas a deus,aprendem a ler,escrever,e se dedicam a cópia de manuscritos.
As Universidades
A universidade,chamada no primeiro momento,de studium generali (Boyen) foi formada de escolas urbanas independentes da igreja. Por volta do século Xll procura-se a ampliação dos estudos,da filosofia,teologia,leis e medicina.A universidade mais antiga de que se tem noticia talvez seja a de Salermo, na Itália,onde é oferecido no