HISTORIA DA EDUCA O
BRANDÃO, CarlosRodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. 116 p.
Carlos Rodrigues Brandão possui graduação em Psicologia pela PUC-Rio, especialização em Educação pelo Centro Reginal de Educación Fundamental para La América Latina, mestrado em Antropologia pela UNB, doutorado em Ciências Sociais pela USP, pós-doutorado em Antropologia pela Universidade de Perugia e pós-doutorado em História Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela.Já lecionou em 12 universidades do Brasil, Publicou ou auxiliou mais de setenta e dois livros nas áreas de antropologia, educação, psicologia e geografia agrária. Especialista em educação rural e educação popular.
Entre outros títulos e prêmios, possui o Prêmio Alceu Amoroso Lima - Poesia e Liberdade, Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade. Além disso, é Professor Emérito da Universidade Federal de Uberlândia.
A presente obra visa fazer uma discussão sobre o conceito de educação, descreve sobre suas principais características, o significado social, sua história e sua finalidade, desmistificando a idéia de que só existe o processo educacional na escola.
Inicialmente, Brandão afirma que a educação está presente no dia a dia das pessoas e que ela se manifesta de variadas formas e lugares; em casa, na rua, na igreja ou na escola, ela tanto pode ser para ensinar, para aprender e ao mesmo tempo ensinar e aprender. Para o autor, a visão ocidental de modelo e forma de educação, onde é transmitida por professores e em escolas, não é a única existente, visto que a educação é encontrada em todos os tipos de sociedades – tribais, caçadores, pastores nômades, países desenvolvidos, etc. Desse modo, ela é encontrada a partir do momento em que uma sociedade repassa o saber comum necessário para a continuidade de costumes, tradições e crenças de cada um.
Sabiamente o autor cita o exemplo de uma carta famosa que um índio americanoescreveu para os colonizadores que ofereciam uma