Hist ria da educa o
Disciplina: História da Educação
Tutor: Daniela Oliveira
Aluno: Ariana Amorim dos Santos
RGM: 14236761
Unidade:
a) Acredito que um complemente o outro já que Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a abordagem deste tema mostra-nos que o brincar e a ludicidade de um modo geral, sendo utilizada em sala de aula promove o desenvolvimento de importantes processos relativos ao aprender, por essa razão não deve ser banalizado na escola, e logo após Oliveira, Rego e Wajskop forneceram algumas condições que são fundamentais nos dias atuais como: As rotinas, ambiente, tipo de material utilizado, tempo entre outros, não que o brincar seja a única possibilidade de desenvolvimento, mas é necessário que haja um espaço para que isso ocorra.
b) Existe diferenças, a educação positivista é caracterizada pela maturidade do espirito humano, pela luta contra o ensino leigo e contra o tradicionalismo da religião.
Socialista esse período da historia tratara a pedagogia sob um ponto de vista politico defendendo a visão da educação universal, politécnica.
c) Na concepção de John Dewey, a comunidade é o local da política e o verdadeiro sujeito político é o homem comum, no seu cotidiano. Ele introduz uma noção de fraternidade que carrega consigo o sentido de cooperação, e que possibilita conciliar os conceitos de liberdade e igualdade com emancipação. Para Dewey a educação não deveria se restringir somente à transmissão de conhecimento e sim que o saber pudesse ser integrado pelo aluno à sua vida como cidadão. A educação estava centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio crítico do aluno.
d) O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos, enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem, a inteligência do ser humano é construída a partir das relações