HIST RIA DA EDUCA O
PUBLICADO EM 1 DE DEZEMBRO DE 2013
Capítulo I
Sociedade e Educação no Antigo Egipto
Do Egipto nos chegaram testemunhos mais antigos e talvez mais ricos sobre todos os aspectos da civilização e, em particular, sobre a educação. Embora a pesquisa arqueológica a cada ano venha descobrindo provas de outras civilizações até mais antigas, ainda assim, para os povos que reconhecem sua origem histórica na antiguidade clássica greco-romana e nas posteriores manifestações cristãs que introduziram nela muitos elementos do Oriente Próximo, o Egipto está no início da sua história.
Platão, expressando uma opinião comum a outros escritores gregos manifestava sua admiração pela antiga sabedoria egípcia, quando reconhecia no deus egípcio Thoth.
“O inventor dos números, do cálculo, da geometria e da astronomia, sem falar do jogo de tabuleiros e dos dados e, enfim, das letras do alfabeto”
Ao estudarmos este capítulo, é importante saber primeiro, das diferentes etapas que caracterizaram a educação esta sociedade.
Assim começaremos por falar do Antigo Império.
1. Antigo Império: A Literatura Sapiencial como Instituto Oratório.
Como se sabe, a literatura sapiencial deste povo, era baseada de “ensinamentos” morais e comportamentais, que como podemos ver, similar a outras culturas do Oriente Próximo.
Os ensinamentos mais antigos, remontam ao período arcaico, anterior ao antigo reino de Mênfis para ser mais exacto, o primeiro destes data da 3ª dinastia i.e., no século XXVII a.C.
Contêm preceitos morais e comportamentais rigorosamente harmonizados com as estruturas e as conveniências sociais, ou mais directamente com modo de viver beneficiante as castas dominantes.
Os conhecimentos são sempre passados em forma de conselhos i.e. dirigidas de pai para o filho ou do mestre escriba para o discípulo insistindo na interrupta continuidade transmissão da educação de geração em geração.
Destacam-se como sábios desta etapa: Kares, Hergedef