Historia da Educa o
A pedagogia liberal e laica.
Ao longo do tempo muitas transformações acorreram na educação, com as Revoluções, com as do Ideal Iluminista, com a necessidade de mudanças numa educação até então “Crista” cheia de dogmas e superstições, sugiram novas formas de educar. Destacando-se aí a pedagogia de Rousseau que se opõe a educação de seu tempo, que recusa o intelectualismo, e defende a educação natural, que centraliza os interesses pedagógicos no aluno e não mais no professor, respeitando a existência concreta da mesma, propõe o desenvolvimento livre e espontâneo da criança.
As ideias de Rousseau influenciaram diferentes correntes. Apesar de esse movimento ser feito de muitas contradições e ambiguidade, e a educação ministrada desminta muitas vezes as aspirações teóricas, muitas ideias acabam prevalecendo pela necessidade de mudança, inclusive no século XX.
Depois de Rousseau outros se identificaram com suas ideias, como Kant que também critica e educação dogmática, e defende uma educação mais livre e baseada na autonomia.
Algumas frases referentes às ideias de Kant chamam atenção como as que dizem que:
“O homem só pode tornar-se homem pela educação, e ele é tão-somente o que a educação fez dele”.
“Mandamos em primeiro lugar, as crianças a escola, não na intenção de que nela aprendam alguma coisa mais a fim de que se habituem a observar pontualmente o que se lhes ordene”.
Ou seja, não adestrar a criança a obediência passiva, ensiná-la a agir com planos e submeter-se a uma disciplina.
Os Princípios de Kant serão reexaminados por muitos autores no século XX, embora seguindo rumos e teorias diferentes mais sempre utilizando os seus parâmetros.
“A Educação juntamente coma Pedagogia vêm evoluindo ao longo da Historia e transformando o homem e sua herança cultural”.
Conclusões retiradas do capítulo 1 e 9 do Livro de ARANHA Maria Lúcia de Arruda.
Historia da Educação. Ed. Moderna, RJ, 1996.