A Historia Da Educa O
A história da educação que conhecemos hoje começou na Grécia Antiga. O termo Pedagogia tem origem na Grécia Clássica, paidós (criança) e agogé (condução), onde pessoas chamadas de paidagogos eram encarregadas de cuidar e ensinar as crianças daquela sociedade.
Desde que existe a necessidade de educar crianças e de promover sua inclusão em um contexto social e cultural, existe a Pedagogia. Contudo, a institucionalização desta ciência só ocorreu por volta do século XVI, onde o termo pedagogo é definido em um dicionário francês de 1690 que define o seguinte: "Pedagogog: mestre ao qual se dá o encargo de instruir e educar um aluno, de ensinar-lhe gramática e de vigiar suas ações".
A Pedagogia é um campo de conhecimento porque não corresponde somente às preposições científicas, na medida em que envolve outras formas e outros tipos de conhecimento. A pedagogia, além de se compor de uma abordagem transdisciplinar do real educativo, ao articular as teorias das diversas ciências que lhe dão sustentação direta ou indireta, constitui-se por uma abordagem “pluricognoscível” ao ser expressão das diferentes formas e dos diferentes tipos de conhecimento: do senso comum, da estética, da ética e da política, e da etnociência.
Conceber o curso de pedagogia como destinado apenas à formação de professores é considerado por muitos uma ideia simplista e reducionista. Pois a pedagogia ocupa-se da formação escolar de crianças, com processos educativos e maneiras de ensinar, mas antes disso ela tem um significado bem mais amplo. Ela é um campo de conhecimentos, o que diz respeito ao estudo e à reflexão sistemática sobre o fenômeno educativo e sobre as práticas educativas, para poder ser uma instância orientadora do trabalho educativo.
Os profissionais da educação devem ser formados, nas atuais faculdades de educação que oferecem o curso de Pedagogia para atividades escolares e extra-escolares, curso de formação de professores para a educação Básica, programa