historia da educa o maria rita
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Eliane de Fátima Mendes Rodrigues - RA 422012
Gislaine Marques Evangelista de Sousa – RA 419119
Juliana Maria do R. Oliveira - RA 7939666648
Lidiane Peixoto Calixto - RA 441856
Maria Rita Bernardes - RA 431731
MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: escola estadual amélia de castro lima – goiandira - go
Professora Tutora Gisele de Sousa O. Moura
CATALÃO-GO
MARÇO DE 2014
SUMÁRIO
_Toc356286446
INTRODUÇÃO 3
OS JESUÍTAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 5
CRONOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 7
A ESCOLA ESTADUAL AMÉLIA DE CASTRO LIMA 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
introdução
Vivemos uma época mascarada por fenômenos de globalização e por uma desenraizada circulação de ideias e conceitos e, ao mesmo tempo, por um exacerbar de identidades locais, étnicas, culturais e religiosas. A principal função do historiador da educação é compreender esta lógica de “múltiplas identidades” por meio da qual se definem memórias e tradições, pertencentes a filiações, crenças e solidariedade.
O presente não existe sem o passado e estamos a fabricar o passado todos os dias. Ele é um elemento de nossa memória, é graças a ele que sabemos quem fomos e como somos. Nunca, como hoje, tivemos uma consciência tão nítida de que somos criadores e não apenas criaturas da história.
A memória busca o afastamento da racionalidade instrumental técnica, no que diz respeito à construção do conhecimento histórico educacional, é a não aceitação da hierarquização dos saberes. Representam questionamentos em relação às abordagens metodológicas globalizantes, homogeneizadoras comportamentalizadas, dicotômicas, maniqueístas, mecânicas, distantes das experiências, as quais tem prevalecido nas práticas de produção de conhecimentos acadêmicos nesta modernidade tardia, ou ainda, potencializam a busca de maior imbricação entre pesquisa/ensino, micro e macro histórias, memórias e