INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE
Prof. Alessandra David Disciplina: Históoria da Educação Alunos:
Daniela Ferreira de Souza cód.. 4002929
Fernanda Lazarini Barros cód.. 4004050
Jéssica Antonia Maronezi cód.400391
Jéssica Tosta cód. 4003001
Júlia Romano cód.4004118
Luara Marqueti cód. 4004608
Ribeirão Preto
2012
RESUMO
Este texto fala sobre o processo que iniciou a institucionalização do professor no Brasil para que se conheça com profundidade a constituição da profissão dos professores do ensino fundamental. Apresentando os encargos pelas instruções desde os primeiros anos da colonização, o surgimento das escolas normais ate os dias atuais. Observa-se que no Brasil o reconhecimento da profissão ocorreu de forma lenta e ai iniciativa partiu do Estado na tentativa de fortalecer a hegemonia.
1. INTRODUCAO
O sistema educacional constitui-se como um dos principais indicadores de desenvolvimento social, cultural e econômico de um país. A necessidade da formação do cidadão e as transformações sociais, tem desencadeadotêm desencadeado excessivas intensas expectativas com relação ao poder revolucionário da educação e, tem gerado uma preocupação constante pela busca de melhorias neste campo.
A formação do professor é vista como solução dos problemas educativos. Não se pode centrar toda responsabilidade nos professores. É preciso E preciso rereconhecer a necessidade que precisa-se de mudanças significativas no campo educacional e, isso não pode acontecer sem que os professores assumam o seu real papel no exercício da