GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
Edineia Silva Rysdyk
Gabriela Zorn
Jeferson De Campos
Milton Alves Da Rosa
Oldair Pagliarini
Pablo dos Santos
Psicologia Do Desenvolvimento
Na Adolescência E Vida Adulta
Gravidez na Adolescência
Professora: Nara Maria Batista Cardoso
Novo Hamburgo
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por intuito, demonstrar a gravidez na Adolescência com referência sobre dois artigos. Apresentando também dois casos de gravidez com pessoas diferentes e hoje em idade diferentes. Uma adolescente que engravido quinze anos atrás, e uma adolescente grávida hoje. Objetivamos apresentar os olhares de cada um diante da gravidez na adolescência, com seus por menores, as dificuldades de cada adolescente em seu tempo de vida e com sua história.
ARTIGO 1
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Artigo de Maria José Carvalho Sant’Anna
Visto como um problema a ser solucionado, a gravidez na adolescência não é algo novo dentro da história da humanidade. Porém, sempre tem sabor de novidade.
Na antiguidade, era feito contratos de casamentos com meninas que se encontravam entre 13 e 14 anos segundo registro histórico, provavelmente era essa idade da virgem Maria, quando Jesus nasceu. Já no início deste século a gravidez precoce ainda era considerada um acontecimento normal para os padrões culturais da época. As modificações de padrões da sexualidade repercutiram a partir do aumento nos índices da gravidez nas adolescentes mais jovens e com menos escolaridade.
No Brasil estima-se que anualmente, em menores de 15 anos, ocorra um milhão de partos que correspondem a 25,79% do total nascido vivos no ano de 1996. Já em 1998 o Sistema Único de Saúde (SUS), gastou 153 milhões de reais, o equivalente a 27% de todos partos do sistema com gestações de adolescentes. Que acaba alimentando um ciclo de pobreza, onde apenas 11% das grávidas até 19 anos permanecem na escola e 75% entre estas garotas que ficam grávidas, fazem aborto,