Trabalho de historia
Este texto fala sobre o processo que iniciou a institucionalização do professor no Brasil para que se conheça com profundidade a constituição da profissão dos professores do ensino fundamental. Apresentando os encargos pelas instruções desde os primeiros anos da colonização, o surgimento das escolas normais ate os dias atuais. Observa-se que no Brasil o reconhecimento da profissão ocorreu de forma lenta e ai iniciativa partiu do Estado na tentativa de fortalecer a hegemonia.
1. INTRODUCAO
O sistema educacional constitui-se como um dos principais indicadores de desenvolvimento social, cultural e econômico de um país. A necessidade da formação do cidadão e as transformações sociais, tem desencadeadotêm desencadeado excessivas intensas expectativas com relação ao poder revolucionário da educação e, tem gerado uma preocupação constante pela busca de melhorias neste campo.
A formação do professor é vista como solução dos problemas educativos. Não se pode centrar toda responsabilidade nos professores. É preciso E preciso rereconhecer a necessidade que precisa-se de mudanças significativas no campo educacional e, isso não pode acontecer sem que os professores assumam o seu real papel no exercício da profissão.
A função do professor tem mudado conforme o momento histórico em que está inseridao no sistema educacional do Brasil. , Rvale ressalta-ser que a docência nem sempre foi considerada uma profissão, tendo.
Esse processo percorridoeu uma longa trajetória na históoria da educação brasileira marcada por continuidades e descontinuidades.
Este texto apresenta o processo de formação dos professores no Brasil desde a institucionalização inicial daque não havia uma formação específica para a função até os dias atuais.
2. A INSTITUCIONALIZAÇCAÃO DA FORMAÇCAÃO DO PROFESSOR.
A institucionalização inicia-se com o ato adicional de 1834,