historia da copacol
Ao longo de sua história, a Cooperativa vem ampliando seus negócios em busca da sustentabilidade. A empresa conta desde 2009 com o seu Propósito Estratégico chamado G.P.S. 2.5.25. Nele a Copacol traçou metas de crescimento em cinco anos, considerando três pontos centrais: Geração de Receitas, com meta de alcançar R$ 2 bilhões em faturamento; Produtividade, com meta de obter a rentabilidade de 5%; e Sustentabilidade, com meta de capacitar e treinar 25 mil participantes em programas de desenvolvimento.
Com o objetivo traçado, a Copacol vem, diariamente, ampliando seu mix de atividades e produtos. Dentre seus principais projetos, a Cooperativa deu início às obras da Unidade Esmagadora de Soja, que está prevista para ser inaugurada em janeiro de 2012, tendo a capacidade para esmagar 1.800 toneladas de soja por dia e gerar 60 empregos diretos. O investimento de R$ 80 milhões tornará a Copacol autossuficiente na produção de óleo e farelo de soja, para ser utilizado em suas fábricas de rações.
Buscando oferecer novas oportunidades no campo para os associados, a geração de empregos e o fortalecimento dos municípios de sua região, a Copacol adquiriu recentemente 50% da BFC Alimentos S.A., em Ubiratã, inicialmente formada pela Big Frango e a Cooperativa, com sede em Ubiratã, no Paraná. Agora, as cooperativas Copacol e a Coagru dão início a uma Cooperativa Central voltada para a avicultura, sendo que já estão em andamento os investimentos com o Abatedouro de Aves em Ubiratã, região Noroeste do Estado. O mesmo terá capacidade de abate de 160 mil aves ao dia quando inaugurado em 2012, com projeção de ser ampliado