Cooperativismo
Turma: 4° Ano, Alimentos
Disciplina: Cooperativismo e associativismo Discentes: Beatriz Leandro Galvão e Leysa Silva Guedes de Araújo
Cooperativa – COPACOL
Currais Novos – RN
Maio - 2014
A COPACOL – cooperativa Agroindustrial Consolata, é uma cooperativa fundada em 23 de outubro de 1963 em Cafelândia (Paraná), pelo Padre Luís Luise e mais 32 agricultores imigrantes dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O objetivo inicial foi oferecer aos produtores da região possibilidades de crescimento e melhoria da lavoura, e junto com a agricultura a Copacol construiu uma usina para levar energia elétrica às residências de Cafelândia. Após seis anos este setor caiu, fazendo-a se desmembrar desta área e focar somente na agricultura, onde passou a se destacar nas culturas de feijão, arroz, milho e café, levando-os a construir seu primeiro armazém para o recebimento da produção de grãos dos associados.
Com o passar dos anos e o crescimento da empresa, viu-se a necessidade de abrir novas oportunidades aos associados e para novos cooperadores, e na década de 1980 implantou-se o sistema integrado para a produção de aves que iniciou com o abate de cerca de 200 mio aves pois, que atualmente subiu para 340 mi por dia c om a ajuda de 839 produtores integrados e 1.146 aviários. Hoje a avicultura é a atividade que mais se destaca na Copacol. Além de contribuir com 58% do faturamento da Cooperativa, o sistema oportuniza emprego e renda para famílias de vários munícios da região, bem como para famílias de associados que atuam na integração.
Atualmente a empresa atua em mais três áreas: Suinocultura, bovinocultura do leite e piscicultura. A suinocultura vem crescendo constantemente e conta com duas unidades de produtoras de leitões, as quais juntas possuem 8400 matrizes e fornecem à frimesa 20 mil cabeças de suínos ao mês. A bovinocultura de leite são produzidos 900 mil litros de leite ao mês por 145 produtores.