historia da cartografia
Conforme diz a história o surgimento da cartografia, está ligada a necessidade humana de se locomover sobre a superfície do planeta. Os mapas surgiram antes mesmo da escrita e foram as primeiras formas de expressão a serem utilizadas. As representações cartográficas são extremamente importante em nossas atividades cotidianas, para o lazer, para nossa locomoção, orientação, previsão do tempo e outros. Os mapas podem ser percebidos em todos os lugares: telejornais, nos smartphones, computadores, painéis de propaganda, espaço publico, livros didáticos entre outros. São indicadores de espaço e tempo, servem como guias de viagens, os mapas permitem delimitar fronteiras de um território e administra-lo, mas também ajudam a entender melhor o mundo.
Cartograficamente o mapa é uma forma de documento escrito, o que pode ser considerado uma de suas principais características. Os mapas são a memória do nosso planeta e os que chegaram até nós através dos tempos, mostram como nossos ancestrais percebiam seu ambiente. Em todas as sociedades humanas os mapas serviram aos projetos do homem ao analisar o mundo, porem cada civilização de nossos antepassados tinha uma forma diferente de ver o mundo, desde então surgem diferentes ideias geográficas.
No decorrer desse trabalho veremos como a representação do espaço geográfico através da produção de mapas contribuiu para as grandes navegações no tempo em que não se tinha o advento da tecnologia informatizada, também veremos como se deu o aprimoramento das técnicas cartográficas.
Muito antes do desenvolvimento da escrita inúmeros povos de diferentes regiões do planeta já sabiam traçar esquemas que podiam ser considerados mapas, o mapa mais antigo já encontrado teria sido produzido pelos babilônios, por volta do ano de 2.500 AC confeccionado sobre uma placa de argila cozida, o mapa mesopotâmico de Gassur representava o mapa de um rio, provavelmente o rio Eufrates.
A Grécia muito contribuiu para o desenvolvimento da