Sustentabilidade em Projetos Arquitetonicos
ARQUITETÔNICOS
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Arquitetura e Urbanismo (ARQ 13)
21/09/2012
RESUMO
Este trabalho objetiva mostrar algumas alternativas, soluções e idéias de aplicação de processos de sustentabilidade na arquitetura, mostrando que existem muitas maneiras de se unir tecnologia com natureza, minimizando os impactos ambientais. Mostra um exemplo de arquitetura sustentável, onde são aplicados alguns materiais e técnicas pesquisadas, firmando, que projetar e construir sem agredir o meio ambiente é completamente viável, oferecendo retorno financeiro e satisfação pessoal, que principalmente, se mostra como mais um caminho a contribuir para o indispensável projeto de proteção ao planeta. Também mostramos neste trabalho alguns incentivos a desenvolvimento de projetos arquitetônicos sustentáveis.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Qualidade de vida; Impacto Ambiental.
1 INTRODUÇÃO
Uma obra arquitetônica não se dá de imediato, exige reflexões mais atentas nos mais variados graus do conhecimento. Um panorama das mudanças e evoluções ocorridas ao longo da história de nosso país permite ter um vislumbre de como a situação econômica e cultural tem papel importante nos modelos de construções, e está diretamente ligada ao modelo de sociedade.
Cabe, portanto ao profissional da construção civil refletir sobre aspectos da sociedade para que sua obra venha enriquecer. Atualmente um tema que preocupa e atem a atenção de grande parte da sociedade é a sustentabilidade, que significa dispor do que é melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para o futuro, suprindo as necessidades da geração atual sem afetar as gerações futuras.
A questão ambiental vem sendo e discutida em todo o mundo e os sinais do crescente aquecimento global estão cada vez mais perceptíveis. As cidades são os grandes responsáveis pelo consumo de materiais, água e energia, causando impactos negativos ao meio natural. Muitos destes
impactos