Escola sustentável
A importância dada à arquitetura escolar existe através da convicção de que o edifício escolar não se enquadra apenas no processo pedagógico que ocorrerá em seu interior, ele também interage com o edifício de forma ativa. Competindo assim a arquitetura traduzir uma filosofia pedagógica dando noção de mundo e de sociedade que se deseja transmitir à criança e ao adolescente.
De tal forma que o desenvolvimento do projeto arquitetônico da edificação escolar deve estar ligado diretamente ao conforto ambiental e produtividade no aprendizado.
OBETIVO:
O conceito de sustentabilidade precisa chegar à sociedade e a gestão pública de uma forma mais simples, de uma forma mais fácil de ser aplicada, porque a maior dificuldade que podemos perceber é que falta conhecimento sobre o que é sustentabilidade.
Com base nisso, o projeto deverá incentivar a construção (produção) de edificações mais sustentáveis, promovendo assim a integração das edificações com o meio ambiente urbano, através:
- do incentivo do uso racional de recursos naturais;
- da redução o custo de manutenção de Edificações;
- da conscientização das construtoras e moradores das vantagens de se ter construções mais sustentáveis.
JUSTIFICATIVA DO PROJETO:
A ideia é que o projeto sirva como uma referência quanto à aplicação dessas práticas sustentáveis, tornando-se um modelo de projeto arquitetônico sustentável para a cidade proposta e até para o país. Onde futuramente, essas práticas possam se estender a rede estadual de educação.
CRONOGRAMA DO PROJETO:
Para se projetar, são necessários alguns requisitos básicos para dar início ao projeto. Onde o projeto arquitetônico começa na definição de um objeto. (programa de necessidades, (*)conhecimento do local escolhido e problemática do entorno).
No desenvolvimento do projeto, é necessário levantar questões que estão relacionadas ao local onde a Edificação será inserida, devendo assim estar presente no pré-projeto, onde ainda não se