Escola sustentavel
No trabalho apresentado anteriormente escolhemos a situação da Escola Municipal Infantil “Anna Maria Fontabelli Avansi”, localizada no bairro Jardim Gilda na cidade de Piracicaba, onde encontramos a necessidade de trabalhar diretamente com a comunidade, considerada como um bairro periférico e com população de baixa renda, com o intuito de abordar a questão da conscientização, reaproveitamento e preservação do meio ambiente.
Sabemos que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança e tem como principal objetivo transformar futuros grandes cidadãos: éticos, críticos e conscientes com o meio em que vivem. E acreditamos que essa foi à melhor escolha que tivemos para abordar tal projeto.
O objetivo é ensinar a importância das atitudes de preservação, para que gerações futuras não sofram com a destruição ambiental e solicitar a presença de pais de alunos e comunidade para dentro da escola, pois com muitas informações que adquirirão durante o projeto desenvolvido sobre a sustentabilidade, sentirão motivados em ajudar o meio ambiente. Podendo também apanhar conhecimentos e sugestões para ganhar um dinheiro extra na reutilização de materiais descartáveis ou tudo aquilo que puderem reaproveitar, dando oportunidade para o aumento da renda familiar e também ajudando nosso Planeta, mesmo sendo de uma forma simbólica, porém que faz a grande diferença.
O projeto tem que ser trabalhado e executado durante o ano letivo para que em cada mês, além de trabalhar as matérias básicas contidas no currículo escolar, também possam ser intercalá-las com o Projeto de Sustentabilidade, utilizando da interdisciplinaridade.
Primeiro os professores educadores participariam de palestras e cursos referentes à Sustentabilidade que através das informações aprendidas aplicariam de forma correta e lúdica aos alunos, para que possam adquirir esse conhecimento de preservação e ajuda ao meio ambiente de forma divertida e prazerosa, porém não deixando de ser um