historia da batata
De onde veio ?
A batata ( Solanum tuberosum L. ) é originária dos Andes peruanos e bolivianos onde é cultivada há mais de 7.000 anos.
Como chegou na Europa?
A batata foi levada para a Europa logo após a chegada dos europeus à América do Sul.
Como foi a sua aceitação?
Antes de se popularizar, foi considerada maléfica, cheia de energias negativas e apropriada para bruxaria.
Mas após tanta infâmia, no século 18 governos reais europeus promoveram coisas boas a favor da batata: os reinos da Suécia e da Prússia, por exemplo, ordenaram o cultivo em larga escala da planta, mais barata para alimentar o povo do que os alimentos à base de cevada e trigo.
Como foi a sua aceitação?
Durante as diversas guerras no continente, salvaram os europeus da fome, pois eram um dos poucos alimentos resistentes ao frio e ao pisoteio das tropas.
E então o continente europeu se rendeu à praticidade do alimento pela energia que dava e por seu sabor e textura neutros, que combinava com diversos pratos.
Como se desenvolveram?
Apesar de ser um alimento de origem sul-americana, a batata chegou ao Brasil pelos europeus.
Com a chega dos ingleses, para construção das ferrovias, o alimento se popularizou a ponto de ser conhecido por aqui como batata inglesa, termo que é usado até hoje.
Mas a produtividade do Brasil é baixa, se comparada com as lavouras europeias: não passa de 15 toneladas de batata por hectare, enquanto lá a média é de 40 toneladas por hectare.
Curiosidades
Maria Antonieta, mulher do rei francês Luís 16, usou flores da planta para ornamentar seu vestido em uma festa, para aumentar a popularidade do alimento.
A batata está na comida, na expressão popular, nas brincadeiras e também nas bebidas. Poucos sabem que esse tubérculo está presente em muitos tipos de vodka. Na verdade, a batata era a base original da bebida, que depois passou a ser feita também de